RESENHA: FILLEN -> “TRADE-OFF” [CD 2012]


Trade-Off”, termo econômico que trata cada escolha como uma renúncia, é o título do mais recente trabalho da Fillen, que não lançava um novo álbum há seis anos. O CD  mostra como Pernambuco sentia a falta dessa banda. No total, são 9 canções, sendo 3 regravações: “A mentira”, “Normandia” e “Céu em chamas”.

Dentre as regravações, “A mentira” e “Normandia” possuem a participação do Vinicius Coutinho, que auxilia as canções com sua voz gutural. Já “Céu em chamas” conta com a participação do músico Bruno Negaum. Dessas músicas, a banda errou em regravar  “A mentira”, esta canção, que foi o último single da banda antes do hiato, não é tão boa. Era melhor ter regravado outros hits do velho EP “Neikosphilia”, como “Sina” ou “Máscara”. Já “Céu em chamas”, continua ótima, só achei desnecessário aquele “som alegre” no final da canção. Em “Normandia”, essa sim, o grupo acertou em cheio na regravação. Uma das melhores canções do álbum. 

 Em relação as novas  músicas da banda, podemos destacar essas 3:  “O fim”, “Castelos de areia” e “Trade-Off”.

“O fim”, que é a primeira música do álbum, ela já começa mostrando toda a competência dos instrumentais do conjunto, com o bom e velho violino do Fox, sendo uma particularidade que destaca ainda mais o conjunto. Durante a canção há alternância do som calmo com o som mais agressivo da banda.

Já “Castelos de areia”, a banda acertou em cheio em ser a música de trabalho do conjunto, o grupo está até gravando o videoclipe dessa canção. Ótima letra, excelente sonoridade e a participação do músico Anderson durante a canção, fortalece ainda mais essa música. Quando você escuta ela já por uma vez, a letra da canção, ficará na sua cabeça: “…amanheceu o mar bateu…”.

A penúltima música do CD é “Trade-Off”, faixa-título do álbum. Canção que já começa a mil, bem rápida, e tem um refrão que deixa a canção um pouco mais calma, porém nem a suavidade do violino, faz com que a música perca o rock da banda. Também poderia ser a música escolhida para ser o videoclipe. Bela canção.

Finalizando minha humilde resenha, “Trade-Off” é o renascimento de um dos conjuntos mais queridos do rock underground pernambucano. Quem já conhecia o som da Fillen não se surpreendeu com mais esse excelente álbum. Que a banda nunca mais entre em hiato.

Informações:
Banda: Fillen  
Álbum: Trade-Off (2012)  
Gênero: Alternativo / Hardcore Melódico / Rock

01 – o fim
02 – tente admirar  
03 – a mentira
04 – normandia
05 – o sonho  
06 – autoajuda  
07 – castelos de areia
08 – trade-Off  
09 – céu em chamas